O Programa de Vistos EB-5 abrange duas categorias de investidores: (i) os que investem para abertura de uma empresa própria, conhecidos como investidores diretos; e (ii) os que investem em Centros Regionais para execução de projetos pré-aprovados pela imigração. Embora ambas tenham em comum o intuito de investir o mínimo de $500.000 dólares americanos em um empreendimento comercial dentro dos EUA visando a criação de novos empregos e a obtenção da residência permanente no país, cada uma possui suas próprias particularidades.

Os investidores diretos de EB-5 são indivíduos que desejam abrir e operar empresas nos EUA e adquirir o direito de residir permanentemente no país por meio do gerenciamento das atividades comerciais de seu próprio negócio. Os investidores diretos não possuem um perfil passivo em relação ao investimento. Ele desejam participar efetivamente das atividades e da administração direta da empresa. Para tanto, via de regra, possuem uma elevada compreensão do idioma inglês, e familiaridade com as práticas comerciais dos EUA. São investidores que assumem a responsabilidade direta pela criação das 10 vagas de emprego exigidas pelo Programa e buscam comprovar por meios próprios os respectivos vínculos empregatícios, dois anos após a aprovação do EB-5, no momento da remoção das condições do Green Card.

De outro lado, investidores que optam por Centros Regionais fazem uso desta opção para adquirirem a residência permanente através de um investimento gerido por empresas pré-qualificadas pelo serviço de imigração. Tais empresas, chamadas Centro Regionais, são as responsáveis pela administração dos empreendimentos e consequente criação de empregos. Além disso, de acordo com as regras do Programa, os Centros Regionais têm o direito de comprovar a criação das 10 vagas de emprego para cada investidor de EB-5, não só dentre os empregos diretos, mas também indiretos e induzidos, o que normalmente é feito através da aplicação de metodologias reconhecidas de estatística e impactos econômicos. Essas características, além de possibilitarem que um maior número de projetos de Centros Regionais se credencie no programa devido a maior flexibilidade na contagem dos empregos, também possibilita aos investidores uma maior liberdade em relação à escolha do local onde querem morar nos EUA e da maneira como pretendem utilizar o seu tempo, seja com a família, em atividades de lazer, estudos, ou qualquer outro trabalho que queiram desenvolver.

Tendo em vista que os investimentos em Centros Regionais normalmente preveem o reembolso do capital para os investidores estrangeiros após um determinado período de tempo, o Programa ainda permite que os indivíduos tenham as suas estratégias de saída definidas desde o início do investimento. Seja ele feito por meio de empréstimo ou aquisição de parcelas do projeto. Assim, ao optar por Centros Regionais, via de regra, o investidor adquire não só a residência, mas também o direito de resgatar os fundos investidos, após o período mínimo de 5 anos, através do reembolso do capital ou venda das parcelas adquiridas.