Que é o Programa de Investidor Imigrante EB-5?
Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o que o programa EB-5 é, este artigo deve servir como uma explicação de por que o programa foi criado, como funciona, e como ele está beneficiando os EUA e as famílias no exterior. A Imigração Quinta preferência de imigração baseada em Emprego EB-5, ou, mais comumente referido como o Programa EB5 de Imigrante Investidor, foi criada no âmbito da Lei de Imigração de 1990, e oferece um caminho rápido para a residência permanente para os investidores estrangeiros.
O objetivo do programa é atrair investimentos estrangeiros para a economia dos EUA e, simultaneamente, a criação de novos postos de trabalho em os EUA. O programa atinge este objetivo, dando empresários estrangeiros que investem em um novo empreendimento comercial dos EUA a oportunidade de viver permanentemente, estudar e trabalhar nos Estados Unidos. A cada ano, o programa EB-5 proporciona 10.000 vistos para cidadãos estrangeiros qualificados. Para que um cidadão estrangeiro qualificar e receber uma residência americana através do programa EB-5, o investidor EB-5 deve ter obtido os seus fundos de forma legítima e não pode ser parte de ou estar afiliado com um grupo terrorista ou uma organização de drogas ilícitas. Além disso, o indivíduo não pode ter sido condenado por qualquer crime nos Estados Unidos ou ter ultrapassado o seu visto de forma ilegal.
EB-5 Imigrante Programa Investor requer um investimento de $ 1.000.000,00 USD (ou US $500.000,00 em Área com alto índice de desemprego/Targeted Employment Area) em um novo empreendimento comercial que irá empregar pelo menos dez pessoas em tempo integral nos Estados Unidos. Um empregado de qualificação que pode ser contratado no novo empreendimento comercial deve ser um cidadão dos EUA ou outro residente legalmente admitido (excluindo o investidor imigrante e sua família) e deve ser contratado no emprego a tempo completo de um mínimo de 35 horas por semana. Da mesma forma, o investidor EB-5 também pode optar por investir por meio de um “Centro Regional”, onde o investidor EB-5 não é obrigado a participar na gestão do dia-a-dia da empresa e também será elegível para um retorno do seu investimento após 5 anos.
Como parte do Programa Piloto Imigrante Investor criado em 1993, designações de Centro Regional foram estabelecidos para aumentar o interesse no programa EB-5. Um Centro Regional é definido como uma entidade econômica aprovada pelo governo federal, público ou privado, dedicado à promoção do crescimento económico, melhoria da produtividade regional e a criação de emprego. Um centro regional é responsável pela administração dos fundos de investimento EB-5 de uma forma que irá satisfazer os requisitos de elegibilidade do investidor imigrante EB-5.
Onde é que os estrangeiros podem investir seus fundos EB-5?
Um investidor pode optar por investir diretamente seu capital em um novo empreendimento comercial, que é gerido por si mesmos, ou eles podem optar por investir em um projeto aprovado através de um centro regional federal credenciado. O benefício para o EB-5 investidor na escolha de um projeto Centro Regional é imediato, no sentido de que é um investimento passivo, que é gerenciado pelo Centro Regional e proporciona ao investidor uma estratégia de saída clara. Não é nenhuma surpresa porque 95% de investidores EB-5 optam por investir no programa de Centro Regional, em vez de um investimento geridos diretamente. A maioria dos investidores estrangeiros são avessos aos riscos de fazer negócios em um país onde pode ser confrontado com uma língua estranha, cultura empresarial e de direito.
Atualmente, existem mais de 500 centros regionais EB-5 aprovados nos Estados Unidos e esse número está aumentando a cada minuto. Cada centro regional oferece projetos que serão vetados pelo USCIS (o Serviço de Imigração e Cidadania dos EUA), a fim de atender os requisitos regulamentares EB-5. Normalmente, os fundos de investidor EB-5 serão investidos em um projeto na forma de um empréstimo. Este empréstimo seria feito para um projeto pelo centro regional, que também seria responsável por monitorar o progresso do projeto e obter o retorno dos fundos do investidor ao término do prazo do empréstimo. A grande maioria dos projetos cadastrados com centros regionais têm algum tipo de imóveis envolvidos, mas não estão limitados a qualquer indústria e também incluiu projetos como energia em escala industrial, hotéis, centros comerciais, hospitais, instituições de vida assistida para a 3ra idade, tecnologia, entre muitos outros.
Benefícios de Residência Permanente Americana (Green Card):
1) Ótimo estilo de vida, educação, saúde, oportunidades de negócios, e mais importante, a segurança para si mesmo e sua família.
2) Mudança de residência de jurisdições fiscais mais elevadas. Em comparação com muitos países ocidentais, os EUA oferecem taxas de impostos favoráveis, especialmente para os empresários.
3) A facilidade de viajar para os Estados Unidos. Como residente permanente dos Estados Unidos, você é livre para entrar e sair dos EUA sem limitações.
Como um dos destaques do sucesso do programa EB-5, só em 2013, gerou USD $3.39 mil milhões em investimento estrangeiro, criou 42 mil postos de trabalho, e rendeu mais de US $ 700 milhões em receitas fiscais dos Estados Unidos. A medida que o programa EB-5 continua a se desenvolver, se torna mais sofisticado, evoluciona e ganha força, centenas de negócios novos e existentes estão aproveitando esta fonte de capital alternativa enquanto os estrangeiros estão criando uma nova vida com infinitas possibilidades nos Estados Unidos.
Gostaria de mais informações sobre esse processo.